quarta-feira, 4 de maio de 2011

NÃO FAÇA CHECK UP

Ouvi certa feita de um amigo que é médico a seguinte frase: “Um paciente depois dos 45 anos que examinado e o médico não encontra nada é porque não foi bem examinado”. Claro que se tratava de uma gozação para cima de mim que estou com 47 anos.  Na verdade cheguei à conclusão e divido com os amigos: não façam check up, este negócio causa doenças.  Ao consultar em função de uma bursite de quadril, o médico muito interessado prescreveu uma bateria de exames e aí começaram meus problemas. Até os exames minha vida transcorria de maneira tranqüila; sem contratempos. De posse dos exames fiquei assustado.  O PSA apontou que a próstata está bem, função renal beleza pura. A glicose está uma jóia, sem problemas, porém o colesterol apresentou um aumento acima da média, mas o principal problema segundo o doutor é o famigerado triglicerídeos que está muito alto. O meu mundo caiu quando o médico começou a lista de alimentos que não posso comer... Não ao cacetinho (comia uns cinco numa sentada com maionese, mortadela, queijo, mostarda e outros ingredientes). Não as massas, não as carnes vermelhas, não aos refrigerantes, não aos doces (adeus ao leite moça, chocolates, balas, tortas, quindins, bolachas). O médico ainda afirmou que eu preciso perder no mínimo 6 quilos até aí tudo bem. Já contratei um sujeito para caminhar por mim na ciclovia, mas não tenho notado diferença no peso (meu), aliás, caminhar ou correr na ciclovia é gol contra. Pode observar: a ciclovia engorda as pessoas, senão pare e analise, tu só vê gordo caminhando na ciclovia. Moral – a ciclovia engorda! Larguei! Não obstante fiz uma descoberta tremenda, a causa das pessoas engordarem pode estar no banheiro. O xampu é um inimigo implacável, ainda bem que li o rótulo do xampu usado lá em casa que dizia: para encorpar e dar volume. Agora só estou lavando a cabeça com sabão gaúcho, porque limpa profundamente a gordura localizada. Depois dos exames e da conversa com o médico comecei a me sentir mal. Em aniversários só poderei ir para levar presente e cantar parabéns a você. Nunca mais pasteizinhos, refrigerante, negrinho, branquinho e as demais iguarias...  O médico disse que daqui a noventa dias devo voltar ao consultório para novos exames. Não tenho outra alternativa, porque já estou engatado, mas você que ainda não fez estes exames, não faça, eles vão achar algum problema em você. Mas seguindo os preceitos médicos passei a ingerir a noite após a janta um comprimido chamado “sinvastatina”, depois de usar este comprimido passei a sentir cansaço, dor de cabeça, no estômago (mas segundo o médico não é do comprimido), e para completar o quadro fiquei com o dedão do pé como uma batata. Sabe quando tu, jogando bola destronca o dedão? É a mesma dor. Voltei ao médico devido a terrível dor que na verdade é uma mistura de dor de dente com dor de ouvido, uma dor “latejante”; para não dizer lancinante que só com diclofenaco 75 mg ( injeção) passava. Para minha surpresa o médico disse que se tratava de uma crise de “Gota”.... Receitou “Aropurinol”, não é urinol, se bem que a dor era tanta que eu quase me... (sic) e um anti-inflamatório; “Ibuprufeno” e para completar o médico deu a estocada final neste réles mortal: não posso comer feijão e mais uma série de alimentos. Só posso comer alface e tomar água, mas não é recomendado usar os dois ao mesmo tempo! Decidi: não vou mais aparecer neste médico, pois daqui a pouco ele vai proibir a alface... Socorro...eu quero a minha mãe! O bom quando tu está doente são os amigos que dão apoio e te motivam... O Henrique do Studio André, afirmou: “Que bom que é gota, pior se fosse um balde cheio”, já um amigo lá das bandas de Morungava me animou: “Olha nem adianta remédio, esta doença não tem cura. È uma doença conhecida como “caruncho” nos ossos e dá muito nas vacas e bois em Morungava” Tu vê o que faz o estudo ( e a mãe vai bem?) Um conhecido me disse de forma animadora: “Não adianta eu tive uma crise e senti dores por três meses”. E pensar que em meados de abril eu era um ser humano saudável, feliz que jogava com a 10 no Guarani e até uns golzinhos metia de vez em quando! Tudo por causa do tal check up que inventei de fazer! Nestes últimos dias me senti literalmente como o personagem da música do Xirú Missioneiro “Corpo Esgualepado”.  Mas quero dizer para vocês: vai passar e não “podemos se entregar pros home”, mas já decidi, não vou tentar emagrecer, porque pegue o exemplo da baleia, passa o dia inteiro nadando, só come peixes e é uma baleia! Outro ponto, todo avião tem pneuzinhos, não tem?  Nos próximos dias darei noticias, mas volto a dizer, não faça como eu evite este tal check up, isto é um perigo e que nem manotaço de égua redomona!

*Brincadeiras a parte, os exames são importantes, pois detectam problemas precoces. No meu caso mesmo cuidando da alimentação e não sentindo absolutamente nada, estava com problemas de colesterol e triglicerídeos. Você que tem mais de 40 anos deve fazer um check Up, procure um posto de saúde e peça o encaminhamento pelos SUS (é tudo gratuito). O Dr. Luchese costuma dizer: “As mulheres são tão doentinhas, mas os homens são mais morredores”, tudo porque o homem não cuida da saúde, o contrário das mulheres. Pense nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário