segunda-feira, 29 de agosto de 2011

IEES – “ESTADUAL”: MAIS DE MEIO SÉCULO APOSTANDO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE.

A escola começa no lar e os princípios cristãos, a família e ética são ingredientes decisivos para a formação de seres humanos equilibrados e comprometidos com a paz.
A educação é uma ferramenta fantástica de transformação da sociedade e nos últimos anos muito se tem feito em termos de projetos educacionais especialmente no que se refere a programas de incentivos a alunos de classe pobres, porém a burocracia e os ditos trâmites legais ainda são impeditivos para que tais alunos obtenham a “bolsa”. Ainda estamos longe do modelo de escola ideal, mas já avançamos e isto é salutar e elogiável. Em termos de municípios existe dezenas de projetos vencedores como são os casos de Campo Bom e Sapiranga onde as cidades independente de governos e ai leia sigla partidária, investem pesado em educação e isto já está refletindo na formação de novos cidadãos. A escola pública é muito criticada em função do modelo, do projeto pedagógico, mas também é imperioso evidenciar os projetos vitoriosos e tomo a liberdade de destacar o Instituto Estadual de Educação Sapiranga – IEES educandário este que cumpre um notável papel no cenário educacional da região do Vale do Sinos.  Do “Estadual” como é carinhosamente chamado anualmente foram dezenas de jovens, na sua maioria meninas que cursaram a Magistério e terão a sublime missão de ajudar na construção do novo homem; um ser questionador, responsável, participativo, equilibrado e antes de tudo, um homem de bem! Acredito que Deus (religião) + Família onde exista amor, diálogo e comprometimento + Escola é = País desenvolvido e sociedade sem distúrbios.  Como cidadão não poderia deixar de agradecer ao Estadual e quando falo em escola refiro-me aos educadores, auxiliares, equipe técnica, servidores, direção e a todos que atuam no educandário. Ao longo de quatro anos minha filha Vitória estudou no “Estadual”, e confirmando ao longo dos anos sua paixão epidérmica pela área educacional, sim porque para ser um professor, um educador na essência da palavra é estar apaixonado epidérmica e visceralmente pela educação e, sobretudo pelas crianças, porque não se faz educação sem crianças. Eles são a razão sagrada do educador existir. Ser um educador é saber ser um lapidador de talentos. O educador deve estar para o aluno como a bússola para o norte.  O verdadeiro educador não é aquele que ensina, mas sim o que mostra o caminho e forma livres pensadores.  Depois da bonita cerimônia de formatura realizada no Centro de Cultura Lúcio Fleck faço meu reconhecimento ao Estadual, uma escola pública comprometida com a qualidade do ensino. Parabenizo a direção  do IEES na figura da educadora Saionara dos Reis Saldanha, bem como, agradeço a educadora Edy Auler apaixonada, empolgada e emtusiasmada pela educação. Sua motivação e paixão pelo que faz contagia todos a sua volta e nos dá a certeza de que sonhar é preciso. Parabenizo também  a educadora  Marli Villas Boas pela dedicação e amor a arte de construir caráter e formar pensadores. Da mesma forma agradeço a colhida que a Vitória teve quando do estagio na Escola Municipal de Ensino Fundamental Lúcia Mossmann, aliás, o criador tem seus meios e propósitos e nada acontece em vão ou por acaso, pois o estágio foi feito na mesma escola onde estudou desde o antigo “prézinho” até a 8ª serie. Publicamente agradecemos a Smec de Campo Bom, bem como, a abnegada e incansável professora Cleusa (do Lúcia), que supervisionou o estágio da Vitória, além é óbvio do apoio e incentivo por parte dos demais educadores e servidores do Lúcia Mossmann em especial a diretora a educadora Jane Maria Golfetto.  Parafraseando Fernando Pessoa “tudo vale a pena se a alma não é pequena” e concluo agradecendo a escola pública por ter oportunizado minha filha abrir caminhos, graças ao empenho de professores que transcendem e que amam a educação e sabem que somente a educação libertária pode lapidar e encontrar diamantes entre as pedras.  A Vitória começa uma nova caminhada e terá a missão de mostrar caminhos, romper paradigmas e contribuir para construção de um novo homem, um ser capaz de amar a vida, ao seu próximo, a natureza e que acima de tudo seja um cidadão de paz, que construa e promova a mesma, tendo em mente que o sucesso da escola começa em casa com famílias participativas, que dialogam e que ouvem as angustias de seus filhos. A escola é uma ferramenta de parceria e inclusão social. Não sei se disse, mas tentei... Muito obrigado!

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