terça-feira, 20 de março de 2012

SILVIO SANTOS VEM AÍ...

Ele é  o maior e mais completo comunicador do Brasil.
Ele é indiscutivelmente o maior show business do Brasil e da America Latina. É um exemplo de vida, superação e determinação. Estamos falando de Senhor Abravanel ou simplesmente Silvio Santos ou "tio Silvio" como costuma afirmar o Sérgio Rodrigues, grande web designer, campo-bonense que esta construindo história e vencendo lá em São João Batista em Santa Catarina (Grande Sé. Beijão para vocês aí). Uma pesquisa feita em 2011 apontou Silvio como à personalidade mais admirada do Brasil, ganhando de Angelina Jolie, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Bill Gates.  Ele é um exemplo de marketing pessoal tanto que até hoje nem se cogita de que ele venha se aposentar pois existe filas de anunciantes para patrocinar programas comandados pelo homem do Baú. Empresário de visão, Silvio é comparado a Fênix que ressurge das cinzas, quando menos espera lá vem ele com um novo programa, novo quadro que rende milhões. Um exemplo clássico foi à criação da Tele Sena um golaço de vendas e que rendeu lucros fabulosos. Lembro que lá por 1971 a gente morava na Rua Santa Maria a famosa Rua dos Gringos, nas sextas a noite tomávamos banho, roupa limpa e seguíamos pela estrada de chão batido na época para assistirmos no Bar da Delvira (mãe do Celso, do Alcemar e do Marquinhos), juntos do pai e da mãe, o programa Teixeirinha e Mary Teresinha pela TV Gaúcha canal 12, num oferecimento da Marinha Magazine, Totalex (remédio para bichas ou melhor vermes) e Infalivina. Mas nos domingos a gente se reunia para assistir o Silvio Santos e o Show de Calouros. O lamentável é que Silvio Santos nunca recebeu no Brasil o verdadeiro reconhecimento como um dos maiores comunicadores do país, nem sua biografia foi escrita, pelo menos não sei se estão catalogando entrevistas e depoimentos.

Um Judeu vencedor
Filho de judeus, Silvio Santos nasceu no boêmio bairro da Lapa, região central do Rio de Janeiro. Aos 14 anos já era camelô, junto com o irmão Leon e um sobrinho de Adolpho Bloch. O primeiro tipo de produto que começou a comercializar foi capa para título de eleitor (o Brasil entrava numa fase de redemocratização após a ditadura do Estado Novo). Um fiscal de posturas da prefeitura carioca, percebendo o potencial de voz de Silvio, o convidou a fazer um teste na Rádio Guanabara (atual Rádio Bandeirantes do Rio de Janeiro). Silvio conquistou o primeiro lugar no teste da rádio, ganhando de nomes como Chico Anysio e José Vasconcelos, mas se manteve apenas 1 mês como radialista pois como ambulante ganhava mais. Aos 18 anos serviu ao Exército Brasileiro como pára-quedista, em Deodoro (bairro da Zona Oeste do Rio). Sabendo que a carreira de camelô era incompatível com a de militar, Silvio decidiu ser locutor de uma rádio em Niterói. Percebendo que as viagens das barcas Rio-Niterói eram marcadas pela monotonia, decidiu montar um serviço de alto-falantes nas embarcações. Nos intervalos das músicas, Silvio fazia anúncios de produtos. Nas barcas para a Ilha de Paquetá, os passageiros faziam filas nos bebedouros d'água após dançarem as músicas tocadas por Silvio. Este então teve outra idéia: fez um acordo com a cervejaria Antarctica para vender cerveja e refrigerantes. Na compra, o consumidor ganhava uma cartela de bingo e concorria a prêmios como jarras e quadros. A carreira de Silvio Santos em São Paulo começava a se desenhar após um acidente com a barca aonde atuava. Com a embarcação no estaleiro, Silvio ficou sem poder exercer sua função. E o diretor da Antarctica o convidou a passar um tempo na "Terra da Garoa". Em São Paulo, Silvio começou a trabalhar em bares, apresentando espetáculos e sorteios em caravanas de artistas. Como Silvio Santos tinha um tom de pele muito claro, ficava vermelho com facilidade; por falar bastante, começou a ser apelidado "peru que fala". As caravanas do Peru falante ficaram conhecidas na capital de São Paulo, em cidades do interior e em outros estados. Nesse meio tempo, formou-se técnico em contabilidade.

Apresentador de televisão e empresário
Logo passou à televisão, adaptando o formato dos shows, espetáculos e sorteios que fazia no circo. Seu primeiro programa, Vamos Brincar de Forca, estreou em 1962 e era transmitido pela TV Paulista, à noite. Um grande sucesso. Em 1964, passou a comandar seu programa aos domingos, das 12 às 14h. No decorrer dos anos, o formato seria expandido e aprimorado no Programa Silvio Santos. Paralelamente, Silvio partiu para novos empreendimentos: adquiriu de seu amigo Manuel da Nóbrega o Baú da Felicidade, empresa que vendia baús de presentes de Natal para crianças mediante pagamento em prestações. Depois de reformas no plano de negócios, a empresa ficou conhecida pela venda de carnês e sorteios. Quando a TV Paulista foi incorporada à Rede Globo, Silvio seguiu pagando aluguel pelo seu horário dominical, revendendo o tempo dos anúncios a outras empresas. Na medida em que aumentava o sucesso do Programa Silvio Santos, Silvio tinha ótimos resultados financeiros. Realizava sorteios de carros, móveis e eletrodomésticos, o que motivou a expansão dos negócios do grupo (Móveis Tamakavy, concessionária de veículos Vimave).  Silvio Santos é uma lenda viva e o velho bordão “Quem quer dinheiro????” e os famosos aviãozinhos  são algumas das marcas registradas deste homem que com honestidade, amor, crença no trabalho de equipe e liderança proativa construiu um império de comunicação, num pais que infelizmente ainda não tem memória.... Os comunicadores de hoje, todos sem exceção trazem de alguma forma o estilo do camelô mais famoso do Brasil. Silvio Santos é um brasileiro notável e que merece nosso respeito e reconhecimento. Ele além de excelente empresário é um grande líder nacional e que muito poderia ter contribuído para como o Brasil no campo político.

*Senor Abravanel (Rio de Janeiro, 12 de dezembro de 1930), mais conhecido pelo nome Silvio Santos, é um prestigiado apresentador de televisão e empresário brasileiro. Dono do Grupo Silvio Santos, que inclui empresas como a Liderança Capitalização (administradora da loteria Tele Sena), a Jequiti Cosméticos e o Sistema Brasileiro de Televisão (mais conhecido como SBT), Silvio Santos possui um patrimônio avaliado em aproximadamente R$ 6 bilhões de reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário