quinta-feira, 19 de abril de 2012

NESTLÉ: SATISFAÇÃO TOTAL DO CLIENTE.

Tenho buscado a qualificação através de cursos, seminários e simpósios com relação à área de motivação e gestão empresarial. Minha dedicação é tanta e os convites para palestras nesta área como na parte humorística com o Gaudério de Morungava é tanta que por momentos vivo um dilema – Ser ou não ser? Às vezes penso em apenas dedicar-me a esta área de palestras e olha que os convites estão vindo inclusive de fora do Estado para realizar eventos. Sou um apaixonado pela motivação, pela formação de equipe vencedoras, tanto no comércio, como no esporte, ou nas indústrias a diferença são as equipes. Não tem coisa melhor que você chegar numa loja e ser bem atendido. Colaboradores felizes, proativos que expressam no olhar a alegria contagiante e que são motivados, são cartões postais de sucesso. O contrário também acontece quer ver: recentemente num domingo a tarde chegamos a um supermercado aqui em Campo Bom para comprar pão, olha o atendimento não foi ruim em termos de educação só que os atendente não sabiam nada. Você perguntava onde ficava a água mineral gelada, ninguém sabia, até que depois de muito tempo, um terceiro atendente informou que não havia mineral gelada, ou seja, este grupo de pessoas carece de treinamento. Admiro empresas e grupos que apostam em treinamento, motivação e a busca de soluções para ampliar vendas, resolver problemas e melhorar a gestão. As pessoas são a razão de existir de qualquer empresa, porém é preciso que esta visão venha de cima para baixo. Se o diretor, o gerente, a equipe de ponta não abraçar, pode até se iniciar, porém nada acontece. A pior coisa que existe numa corporação são as pessoas furadoras de balões. O furador de balão é aquele camarada que diz: “Isso aí a gente já tentou... Não dá certo” ou “Este negócio não vai funcionar, isso só funciona em empresas grandes” “Este negócio de alegria no atendimento do cliente funciona só em livros” E assim por diante, Você conhece algum furador de balão aí na sua empresa ou comércio? Existem exemplos de empresas que são o que são porque tem visão de mercado e investem na excelência dos serviços e na satisfação total dos clientes, bem como, em  publicidade. Na Páscoa comprei  duas caixas de chocolates (Nestlé) em um mercado aqui da cidade, sim porque, sempre que possível (99,9%), compro em Campo Bom por apostar em nosso comércio e também sei que comprar aqui vai resultar em mais impostos que vão beneficiar minha comunidade. Domingo abrimos os bombons de uma das caixas e para minha surpresa os mesmos estavam esbranquiçados e alguns amassados. Segunda-feira fiz um teste liguei ao Serviço Nestlé ao Consumidor, o número consta na caixa de chocolates. O serviço é 0800 não custa nada e bem ao contrário de algumas empresas de distribuição de energia elétrica, telefonia, bancos, operadoras de cartão de crédito onde eles colocam uma música chata e tu fica... fica... fica... Cansa e desliga. O Serviço Nestlé ao Consumidor foi rápido e fui atendido de forma humanizada, educada e resolutiva por parte de uma atendente de nome Antonia que me prestou todas as informações e ainda explicou-me que o problema poderia ter ocorrido no transporte e armazenamento dos chocolates, uma vez que o controle de qualidade da empresa que existe desde 1866 é extremamente rígido. Na verdade expliquei que a ligação era com intuito de informar e que não estava satisfeito, mas no fundo queria sentir como a Nestlé lidaria com minha reclamação. E não é que após as desculpas, a Antonia solicitou meus dados, nome, endereço, e-mail, telefone e me disse: “A Nestlé vai encaminhar via Sedex até sua residência uma caixa de chocolates sem custo algum para o senhor e pedimos desculpas pelo ocorrido”. Agradeci e fiquei no aguardo e não é que três dias depois, o Correio me entregou no portão de casa via Sedex uma caixa de chocolate da Nestlé e uma correspondência informando que a minha opinião e a minha reclamação era muito importante para eles e reiteravam os pedidos de desculpas. E aí fiquei a pensar: é por esta e outras que a Nestlé é a Nestlé. Eles souberam cativar o cliente, resolver meu problema e ainda me transformaram em um defensor e divulgador da Nestlé. Para mim, por exemplo, chocolate é Nestlé. Por quê? Pelo simples fato deles saberem encantar o cliente e possibilitar a mim a satisfação total. Parabéns Nestlé e que o exemplo sirva de reflexão para todos nós. Vender produtos, roupa, alimentos, carros, artigos esportivos, muitos vendem, o detalhe que faz a diferença é encantar o cliente.   

Palestras Motivacionais
Sua empresa, escola, clube, loja, revenda deseja ampliar as vendas? Nós temos a solução. Palestras, seminários, simpósios, bem como, pesquisa de avaliação, pesquisa e a formação de equipes vencedoras. Ou se desejar rir a vontade poderá contratar o Gaudério de Morungava. Maiores informações podem ser obtidas pelo e-mail: jwingert@ig.com.br ou jairwingert@gmail.com – Entre em contato conosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário