quinta-feira, 13 de novembro de 2014

JAIR WINGERT GARANTE: "UMA VITÓRIA DA VIDA"

Vereador Jair Wingert é  batalhador pela saúde da mulher especialmente no que refere a programas públicos de prevenção ao câncer.
Pela nova Lei SUS deverá fornecer perucas a pacientes submetidas a quimioterapia.
A Assembleia Legislativa rejeitou, na sessão plenária desta terça-feira (11), com 47 votos contrários e dois favoráveis, o veto total do governo do Estado (VT 165 2012) ao projeto de Lei 165/2012 da deputada Marisa Formolo (PT), aprovado pelo Legislativo em agosto passado, que visa a destinação, através do SUS, de perucas a pessoas com alopecia provocada pela aplicação de quimioterapia, como forma de recuperar a autoestima e fortalecer o paciente no tratamento e enfrentamento de câncer.A matéria, embora o reconhecimento governamental de seu mérito, foi vetada sob a justificativa de inconstitucionalidade. “Como se apresenta, a proposta direciona ao SUS uma responsabilidade que sequer temos o conhecimento de que o Sistema poderá suportar, pois depende de uma política pública específica – a Saúde – sem possuir qualquer estudo acerca do aporte financeiro necessário para que se possa  viabilizar o fornecimento  desses objetos, em que pese esta Administração entenda e acredite que esta ferramenta possa ser um instrumento muito útil para minimizar as fortes consequências de um tratamento quimioterápico”, frisa a justificativa para o veto. Durante o encaminhamento da votação, a deputada Marisa Formolo usou da tribuna para defender a derrubada do veto, que foi aposto ao projeto pelo governador em exercício, desembargador José Aquino Flôres de Camargo, que substituía o governador Tarso Genro, licenciado à época, o qual, segundo a parlamentar, não teria vetado a matéria.
Vereador campo-bonense encaminhou Moção de Apoio ao projeto  165/12
O vereador Jair Wingert de Campo Bom está comemorando e exultante  com a derrubada do veto ao projeto da deputada Marisa Formolo (PT), ou seja, agora é Lei no Rio Grande do Sul e todas as mulheres que estiver realizando quimioterapia em função do tratamento do câncer poderá se beneficiar desta Lei que garante perucas a estas pacientes. O argumento do parlamentar que  encaminhou via a Câmara de Vereadores de Campo Bom uma Moção de Apoio ao projeto ( a Moção foi aprovada por unanimidade no Legislativo campo-bonense)  “As pessoas que se submetem ao tratamento de câncer podem ter queda de cabelo e, com isso, afastarem-se do convício social, por vergonha, baixa autoestima e até depressão. Como na aplicação intravenosa da quimioterapia, a reação é frequente, a doação de peruca ajuda a aumentar o bem-estar do paciente. O cabelo é um ícone da identidade, especialmente da mulher e, com a perda dele, as pacientes passam a ter dificuldades de se inserirem na vida social. Por isso reconstituir a imagem é fundamental durante o tratamento de quem já está fragilizado pela doença.", destaca Jair Wingert que é um defensor de programas preventivos destinados a saúde da mulher com ênfase ao câncer de mama e de colo do útero.                 
*Pela proposta, o acessório deve ser fornecido aos usuários e usuárias do SUS, mas a ideia é que as instituições de saúde ligadas a esse sistema captem doações para a implantação de um banco de perucas, para posterior distribuição aos pacientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário