quarta-feira, 17 de setembro de 2014

QUEBRANDO O SILÊNCIO EM CAMPO BOM

Membros das Igrejas Adventistas do Sétimo Dia realizaram caminhada pelo centro de Campo Bom abordando a questão da violência doméstica.

Adventistas realizaram caminhada contra violência a mulher criança e idosos

No último sábado (13.09), a Igreja Adventista do Sétimo Dia de Campo Bom realizou a tradicional caminhada do programa Quebrando o Silêncio que é um projeto educativo e de prevenção contra o abuso e a violência doméstica, promovido anualmente pela Igreja Adventista do Sétimo Dia em oito países da América do Sul, (Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai) desde o ano de 2002. A Caminhada reuniu um grande número de participantes (membros da Igreja, Desbravadores) seguiu pela Avenida Brasil em direção ao centro da cidade com término no Largo Irmãos Vetter. Pelo trajeto os participantes distribuiram junto aos transeuntes e comércio, revistas, folderes alusivos a campanha. O evento contou com apoio da Guarda Municipal de Trânsito que fez todo acompanhamento, dando segurança aos participantes. Segundo o pastor José Garcia, a razão da problemática sobre os constantes abusos que se apresentam dia a dia na sociedade é o silêncio das vítimas ante estes atos. Houve a necessidade de se fazer um plano que instruísse as pessoas a:

- Desenvolver um sentido de respeito nos relacionamentos e

- Ter a capacidade de enfrentar estas circunstâncias.

“Por esta razão, para apoiar as pessoas de uma forma prática e efetiva, se lançou a campanha Quebrando o Silêncio, que é dirigida pela Igreja Adventista do Sétimo Dia e promove ações contra a violência doméstica”, destaca o pastor Garcia. Já a professora Marlene Garcia; líder do Ministério da Mulher e responsável pela caminhada, salienta que a cada ano esta campanha tem uma ênfase diferente, mas o fundamento consiste em conscientizar as pessoas sobre o respeito às mulheres, às crianças e aos idosos. A campanha se desenvolve durante todo o ano, mas uma das suas principais ações ocorre sempre no quarto sábado do mês de agosto. Este é o “Dia de ênfase contra o abuso e a violência”, quando ocorrem passeatas, fóruns, escola de pais, eventos de educação contra a violência e manifestações na América do Sul.

Quebre o silêncio: diga não a violência

A ética cristã ensina a receita da convivência ideal: “Façam aos outros o que querem que eles lhes façam” (Mateus 7:12, NVI). Em muitos países, leis são sancionadas visando a proteger de agressores e da negligência, mulheres, crianças e idosos. Autoridades trabalham para minimizar esses males e ONGs atuam em programas de proteção. Há oito anos, a Igreja Adventista desenvolve a campanha Quebrando o Silêncio para prevenir, educar e combater todas as formas de violência doméstica. O momento é de unir forças e apresentar um posicionamento firme. Orientações por meio de órgãos competentes como: delegacia da mulher, conselho tutelar, disque 100, ligue 180, são maneiras de encontrar segurança e apoio para a superação de traumas. Se você conhece alguém que está sofrendo abuso, e tem medo, ou mesmo sente vergonha de ir a uma delegacia sozinha, coloque-se à disposição para acompanhar essa pessoa.

“O silêncio é ouro”, mas nem sempre. Por exemplo: É justo ficar calado quando:

- Uma em cada três mulheres já foi espancada, forçada a manter relações sexuais ou sofreu algum tipo de abuso?

- A cada oito minutos, um menor é vítima de abuso no Brasil?

- Mais de 150 milhões de meninas e mais de 70 milhões de meninos, em todo o mundo, foram vítimas de violência doméstica?

“A violência é crime! Nenhuma vítima é capaz de se esquecer disso. Mas um ambiente acolhedor, receptivo e, acima de tudo, humano pode ajudá-la a superar” as consequências dos maus-tratos. Você pode fazer a diferença, abrindo caminho para a superação. O primeiro passo é quebrar o silêncio, buscar ou oferecer ajuda.
Lideranças das seis Igrejas Adventistas de Campo Bom distribuiram materiais alusivos ao programa Quebrando o silêncio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário