segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

MORUNGAVA: CENTRO GEOFÍSICO DO PLANETA

Começamos 2014 mais faceiros que mosca em tampa de xarope ou mais alegre que lambari em sanga. Este ano tirei uns dias para ouvir algumas histórias do lendário Arcedino Nunes, o velho Dino de guerra, mas estes causos  vamos contar durante o ano...
Num dos clássicos do Morungava contra a equipe da Picada São Jacó, um lugar ali perto de Torres onde nasceu a Elizéia esposa do Dr. Jorge, conceituado dentista do Vale do Sinos. Pois a Elizéia  afirma que o local é Linha São Jacó, pois que seja, na verdade esta área de terras pertencia a Morungava na época em que nossas divisas se estendiam até a Praia dos Ingleses ali do outro lado do Mampituba, isso para cima, para baixo a divisa era o oceano Atlântico, mas com o passar dos anos ficou difícil administrar tanta terra e fomos cedendo aos movimentos emancipacionistas. 
Num dos clássicos entre Morungava e São Jacó, o centroavante deles (Loxa) perdeu um pênalti na decisão na qual o glorioso Morungava venceu por 3 a 1. E a explicação do atacante da Linha São Jacó ao repórter João Pança da Rádio Morugavense. O repórter pergunta, questiona o atacante Loxa e solicita uma análise da partida e veja a pérola: “O jogo foi bem catimbado! Quando eu fui cobrar o pênalti o goleiro do Morungava me provocou dizendo "Chuta do lado direito que eu pego, chuta do lado esquerdo que eu pego, chuta no meio que eu também pego! ”E então, o que você fez? – questiona o repórter. “Ah, eu enganei ele... Chutei pra fora”,  observa o sorridente Loxa (é  aquele mesmo)...

Dino de Kid
O velho Dino se tocou todo desconjuminado rumo ao Rio de Janeiro numa  viagem lá por 1966 para trabalhar de assador numa churrascaria na cidade maravilhosa. Mas mais assustado que sapo em cancha de bocha, o Dino velho chega à Rodoviária não sabe o que fazer, quando vê todo mundo entrando em um táxi então, resolve entrar também, e ao entrar pergunta para o motorista: “Até aonde isso vai? Pergunta tio Dino. O motorista responde: “Vai até onde o senhor quiser.” O velho Dino dando uma de bacana pede para o motorista mostrar a cidade... O táxi era um carro velho, antigo, daqueles que tinham um tipo de uma mira na frente. Foi ai que o tio Dino perguntou: “O que é aquilo aí na frente?” O motorista, pra zoar com o velho morugavense lhe responde: “Aquela é minha mira, pois aqui no Rio a Prefeitura paga 100 cruzeiros (época do cruzeiro) por cada pessoa atropelada. E o Dino velho  observa: “Mas, báh!” E o motorista: “Ta vendo aquele sujeito ali atravessando a avenida? Vou atropelar ele”, diz o taxista. Então o motorista rumou em direção ao transeunte e passou raspando, só pra a zooar com o marido da tia Miúda, quando o motorista observa pelo espelho um barulho, e o homem estrebuchando  no chão... E o tio Dino guardando o três oitão diz em alto e bom som: “Mas báh... Tu és ruim de mira, mesmo tchê! Se eu não tivesse com meu berro aqui e baixado o vidro tu não tinha ganho, seus 100 cruzeiros.” Mas bah chê – 100% Morungava – Tem que ter concurso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário