terça-feira, 9 de outubro de 2012

JAIR WINGERT: A VITÓRIA DA PERSISTÊNCIA E DA FÉ

Jair Wingert já esteve como suplente na Câmara de Vereadores onde  ingressou com vários projetos com ênfase a saúde da mulher e o combate ao câncer.

O novo vereador do PSB está cheio de planos e quer fazer um mandato comprometido com a comunidade com ênfase a saúde da mulher.

Um velho ditado mineiro afirma que água mole em pedra dura tanto bate até que fura. E bem ao estilo mineiro; quietinho, visitando casa por casa, sem barulho para não alertar os gansos, este gaúcho de Morungava que se diz fã de Juscelino Kubitschek e de Leonel Brizola, conseguiu eleger-se vereador pelo PSB de Campo Bom com 889 votos. Jair Wingert (48 anos) jornalista é casado com Lidia Duarte Wingert tem duas filhas, Larissa (13) e Vitória Duarte Wingert; estudante de história da Feevale e funcionária pública.  Adventista do Sétimo Dia, Wingert já havia concorrido em 2008 obtendo 536 votos, ficando com a primeira suplência do PSB. Na ocasião o jornalista enfrentou uma luta pessoal terrível com a esposa que teve um câncer de mama, isso faltando apenas 37 dias para o término da eleição, que fez com praticamente parasse a campanha.  Ao assumir como suplente em 2009 (duas sessões) e 2012 (duas sessões), o jornalista mostrou serviço e foi autor da indicação que culminou com a vinda do Mamógrafo para o Hospital; equipamento  comprado com verbas do governo Federal e com a contra-partida da Prefeitura que reformou a sala no Hospital Lauro. A máquina vem salvando vidas, pois realiza uma média de 200 exames mensais. “O câncer de mama deve ser diagnosticado cedo e com isto aumenta as chances de cura”, destaca Wingert que também é autor do anteprojeto que isenta de pagamento de passagem de ônibus dentro de Campo Bom (StadtBus) para pessoas portadoras de câncer e que estejam fazendo quimio ou radioterapia. O anteprojeto necessita que o prefeito transforme em Projeto de Lei.

“Foi a vitória de Davi contra Golias”

Após o pleito o jornalista que já atuou em vários veículos de comunicação da cidade e região se recolheu para o lar e junto com a família aguardou a decisão. “Estava tranqüilo fiz a minha parte ao longo da campanha que, diga-se de passagem, foi franciscana, sem carro de som, sem jingle, sem barulhão, apenas na pernada, de casa em casa, levando nossa proposta, sem atacar ninguém, porque a eleição passa e a vida continua e a amizade o respeito devem ser preponderantes. Minha campanha é parecida com a do Victor do PC do B, que é baita vereador e parabenizo pela reeleição, bem como ao Valter que logrou êxito neste pleito”, observa Wingert que ainda destaca “Em casa no final da tarde depois daquele mormaço, orei e disse: olha Senhor está nas tuas mãos o que o senhor definir para mim  será o melhor e aceitarei com resignação”, afirma Wingert emocionado. “Nas pesquisas eu não aparecia, aliás, nas enquetes e pesquisas da terra meu nome não aparecia, mas na pesquisa do céu o meu nome constava e isso é o que importa. A nossa vitória foi um ato de fé e persistência e a Deus toda honra. Foi a vitória de Davi contra Golias”, observa o futuro vereador de Campo Bom. Que manteve a cadeira socialista na Câmara que ainda lembra o apoio da família “Minha esposa foi decisiva, ela me deu tranqüilidade, sempre esteve comigo nos momentos de dificuldades não deixou eu desanimar nunca. É uma guerreira e a vitória é dela também, bem como dos meus dois tesouros, a Vitória e a Larissa. A família é tudo para mim”, argumenta Wingert novamente emocionado.

Schuetz, Casquinha e Jairo de Andrade

O vereador que é expert em marketing político começou sua militância  política em 1982 no período da ditadura militar e participou do movimento estudantil agradece ao PSB, partido que o abrigou. “Só tenho a agradecer aqueles que nos ajudaram de uma forma ou de outra, aos que torceram e até aqueles que não votaram na gente, porque se dessa vez não votaram poderão fazê-lo daqui a quatro anos”, brinca Wingert sempre bem humorado e sorridente. O jornalista salienta “Agradeço ao meu partido o PSB pelo apoio, bem como, agradeço ao deputado Vicente, e abro um parêntese, quando em 2008 perdi a eleição e fiquei desempregado, recebemos o convite do Vicente para trabalhar na assessoria de imprensa do Sindicato, entidade a qual sou muito grato. Também agradeço aos amigos e amigas, não vou citar nomes para não correr o risco de esquecer alguém. Mas as pessoas que me ajudaram sabem. Esta vitória é de vocês também, aliás, sem vocês não chegaríamos lá. Muito obrigado de coração”, observa Wingert.
Enquanto já faz planos para o mandato o jornalista avisa “Não faço política do quanto pior melhor, na Câmara farei oposição responsável, coerente sem ataques pessoais. O prefeito Faisal Karam o qual parabenizo pela vitória e o meu colega jornalista Marcos Riegel; vice-prefeito pode ter certeza que todo projeto que beneficiar a população este vereador vai votar a favor e os projetos que entender que não vão beneficiar votarei contra”, destaca Wingert que recorda duas pessoas importantes na sua caminhada. “Na política aprendi muito com os mais experientes como foi o caso do professor Jairo de Andrade. Aprendi muito também como o Deoclécio Schuetz (ex-prefeito e atual vereador) e com o Delmar Teixeira de Moraes “Casquinha”, ambos acreditaram no meu potencial e no meu trabalho e tive a honra de trabalhar como eles, na Prefeitura (1995/96) e na Câmara (2002 a 2004).” enfatiza Wingert.

Vereador no bairro e Conselho do Mandato

Na Câmara de Vereadores, o socialista afirma que terá um gabinete aberto a população e renova seus compromissos de campanha. “O que escrevemos no jornal de campanha vamos cumprir. Primeiro vou batalhar pela implantação de uma escola técnica em Campo Bom via governo do Estado. Quero batalhar também pela construção de um Hospital Regional com atendimento de ponta (alta complexidade), além é obvio da luta pela saúde da mulher campo-bonense, da criação de um Centro Terapêutico Público Municipal de Tratamento de Dependentes Químicos (verbas existem no governo Federal). O meio ambiente e o defesa dos animais (construção de um canil). Quero articular a criação de uma Secretaria Municipal que atenda a família campo-bonense. Estas  serão minhas bandeiras de lutas”, opina Wingert que ainda enfatiza. “Quero implantar o Conselho do Mandato, onde de 16 a 20 pessoas da sociedade organizada serão convidadas a se reunir uma vez a cada três meses para definir os rumos do mandato. Durante nosso mandato pretendo levar o gabinete do vereador ao bairro. Num domingo pela manhã vamos até o bairro ouvir e canalizar as reivindicações da comunidade. O vereador não pode ficar dentro de um gabinete e só aparecer de quatro em quatro anos. No último domingo do mês de abril vou iniciar pelo bairro Rio Branco e depois em julho vamos estar na Santa Lúcia. É claro que também vamos ouvir o nosso partido, o PSB, porque ninguém se elege sozinho. Quero fazer um mandato aberto, transparente e participativo.  Estou a disposição da comunidade e quero trabalhar pelo bem comum. Meu compromisso é com a comunidade”
Na noite domingo após uma carreata pela cidade, Jair Wingert molhado da chuva e de lágrimas ao lado da família e de alguns apoiadores na frente da residência de seus familiares no Rio Branco.

Um comentário:

  1. mais do que merecida esta vitoria do jornalista que nunca faltou com o movimento popular sempre nos ajudou com o jornal voz da comunidade de forma voluntaria, uma vez o che disse que o problema dos intelectuais da america latina era de não serem autenticamente revolucionarios, me desculpe comandade o JAIR é um baita revolucionario!!!

    ResponderExcluir