segunda-feira, 4 de junho de 2012

HÉLIO SCHIRMER: UMA RESERVA ÉTICA E MORAL DE CAMPO BOM

Dona Ester  ao lado de Helio Schirmer com o diploma de Honra ao Mérito por 100% de freqüência nos 50 anos de Rotary.
A canção do poeta das “Gerais” diz que “amigo é coisa para se guardar do lado esquerdo do peito, dentro do coração”. O maior tesouro que alguém pode ter na vida são as amizades, mas as vezes um amigo te trai, aí pode ter certeza que não era amigo. Pessoas vão entrar nas nossas vidas e vão desaparecer mais rápido do que entraram e isso também faz parte deste espetáculo que é a vida. As vezes fico a pensar o que seria da vida sem a presença dos amigos? Seria comparado ao céu sem estrelas. Os amigos são anjos disfarçados de pessoas que o criador e mantenedor do universo coloca no nosso caminho. Na semana passada o Rotary Club Campo Bom prestou uma justa homenagem a um campo-bonense ilustre – Helio Guilherme Schirmer, além de ser um homem de bem, daqueles cernes curados que o Rio Grande tem é um ser humano na essência da palavra. Pessoa de bem e do bem que prima pelo diálogo. Sorriso largo, extremamente espirituoso, assim é o seu Hélio. Apaixonado pelos amigos, pela familia, pela vida e sobretudo pelo Rotary. Ele traz no bojo de sua conduta, a filosofia Paul Harris e o lema da entidade, talvez uma das mais eficientes e sérias do planeta “Dar de si sem pensar em si”. Helio Schirmer é um cavalheiro, bem como, um voraz leitor, daqueles que além de ler incentiva outro a fazê-lo, muitas vezes emprestando seus livros. É um erudto que não aceita o rótulo, mas é. Discurso forte e eloqüente, classifico-o como um tribuno, talvez o melhor. Recordo uma vez que liguei para sua residência e o intimei: “Quero falar com o melhor tribuno da cidade”, do outro lado da linha a voz inconfundível, dentro das sandálias da humildade sentencia em tom irônico e lacônico: “Então tu ligou para a casa errada”. Assim é Helio Schirmer comerciante que fez da profissão um verdadeiro sacerdócio. Fiquei feliz ao saber que no dia 29 de maio, o Rotary prestou uma belíssima e justa homenagem ao seu sócio fundador que completou 50 anos de clube e 100% de freqüência. Ao lado da sua eterna namorada dona Ester seu Hélio era todo sorriso e pura emoção.  Numa sociedade caótica, onde os valores são invertidos e o desamor campeia solto, homens como Hélio Schirmer são vitais. Numa sociedade corrompida, onde a família é bombardeada com todo lixo que a televisão oportuniza  e num pais onde os ladrões e corruptos estão soltos e ainda brincam e se utilizam da imunidade para rir da nossa cara (Demostene), homens da seriedade de um Helio Schirmer são imprescindíveis. Numa sociedade onde o ser humano vale mais pelo que ele tem no banco, do que o que ele dentro da cabeça, homens bondosos como Hélio Schirmer são semelhantes a velhos timoneiros, me atrevo a afirmar que são semelhantes ao pólo para a bússola e o compasso para o esquadro.  Helio Guilherme Schirmer é uma reserva ética e moral de Campo Bom,  do Rio Grande e do Brasil. Parabéns meu amigo e meu irmão Hélio Schirmer tenho você no lado esquerdo do peito... Um beijo no teu coração!

Um comentário:

  1. Parabéns seu Jair pela homenagem feita ao meu pai, com certeza ele jamais aceitaria tamanhos elogios, isso porque ele é do tempo em que as pessoas tinham moral, ética, respeito e honestidade, no seu dna e não como hoje, vistas com virtude pelo mundo dito "moderno".
    Existem certas coisas "palavras" que precisam ser ditas e com certeza o senhor as disse todas verdadeiramente, agradeço em nome da família a bela e emocionante homenagem, um grande abraço.
    Carlos A. Schirmer e família

    ResponderExcluir