terça-feira, 22 de abril de 2014

O GUERREIRO DESCANSOU



A vida sem a presença dos amigos seria como o céu sem estrelas. Os amigos ajudam a continuar a jornada. Os amigos são aqueles que em muitas oportunidades nos falam verdades que parecem duras, mas são pontos fundamentais para a correção de rotas. Na quinta-feira (17.04), recebemos a notícia do falecimento, vítima de um AVC (derrame cerebral) do João Batista do Espírito Santo, o Batista como nós o chamávamos e como ele gostava. Depois de morto todos são redimidos até os maus às vezes passam a ser bons. Definir o Batista é simples, um homem sério, amigo leal, despojado de sentimentos pequenos e alguém que como tantos sonhava com uma Campo Bom para todos. Socialista de primeira hora, ajudou a fundar o partido no inicio dos anos 90 juntamente com a educadora Maria do Carmo, ex-vereadora, Naldo e Maria Carvalho, a também educadora Tereza da Luz Nascimento e outros. Eram tempos difíceis onde como dizia o falecido Xóxi: -“Tinha que bater o escanteio e fazer o gol de cabeça”. Nestes tempos bicudos, os integrantes do PSB tinham que cuidar da parte burocrática, fazer campanha, panfletear, reunir nos bairros, construir núcleos e buscar lideranças nas fábricas, escolas, igrejas, associações. Movidos pelos ditames de Miguel Arraes aquele herói enlouquecido de esperança, os campo-bonenses tinham duas mãos e o sentimento do mundo!  O Batista fazia parte deste grupo e com o nosso guerreiro não havia tempo ruim. Ele ocupou cargos dentro do PSB, inclusive presidente, mas gostava mesmo era de estar na base, lá no bairro, nos campos da várzea, nos bares, nas casas, dialogando e levando as pessoas a pensar. Ele sempre questionava: “A saúde está boa para ti em Campo Bom?”; “A questão moradia está boa?”; “O transporte coletivo é eficiente, de qualidade e barato?”;  “O hospital funciona?”  O Batista amava conversar com as pessoas e afirmava para os novos filiados: “Socialista de verdade não fica em casa, campanha se faz de casa em casa, gastando sapatos e  ouvindo as ansiedades das pessoas”. Outro grande sonho do Batista era presenciar a chegada do PSB ao comando do município. Em 2008, todos sentiam após o maior comício da história de Campo Bom com a presença de mais de 10 mil pessoas na Praça, de que a hora chegara, porém entre a quinta-feira e o domingo que antecede a eleição, existem coisas que a nossa vã filosofia desconhece, ou melhor, conhece muito bem. Em cestas básicas não acredito, mas que elas existem, existem... Em 2008 a bola bateu no poste. Acredito que o sonho apenas foi adiado, pois a história é cíclica e os ciclos tem tempo pré determinado e o de Campo Bom está prestes a se exaurir, pois o universo conspira a favor do sonho. Nós precisamos estar preparados, porque o cavalo vai passar encilhado.
O bom humor era outra magnífica característica do Batista, sempre tinha uma piada, uma frase de efeito e um incentivo para o grupo. Na reunião do partido na quinta-feira (10.04) tive o privilégio de na minha fala enaltecer o papel histórico e a importância do Batista que tinha o ombro calejado de carregar a bandeira do PSB. Tive a alegria de elogiar publicamente o trabalho deste guerreiro sonhador e vi lágrimas de seus olhos. Para mim foi a despedida, ou melhor, um até breve ao meu amigo, Batista guerreiro!  A Maria do Carmo que foi a primeira mulher a ser vereadora na cidade e que prestou relevantes serviços à educação, cultura e a política, pois é uma mulher íntegra, ética, séria que também sonha com uma Campo Bom para todos, ela contou uma das tantas histórias envolvendo o Batista. Reunião no apartamento da Maria, na Avenida João XXIII para fundação do PSB de Campo Bom. Várias pessoas, a maioria trabalhadores, líderes comunitários e professores discutiam política, poesia e a vida, regados à bebida mais democrática do mundo, o chimarrão.  A Maria foi até a cozinha apanhar água para o chimarrão e ao retornar notou que a foto de seu filho Beto Silva estava tapada com uma toalha. O Betão é assessor direto do prefeito Luis Lauermann (PT) de Novo Hamburgo. O Beto é um petista histórico, um excelente ser humano e um profissional altamente competente, com trabalho prestado por longos anos a Prefeitura do Recife, agora voltou ao Rio Grande do Sul para auxiliar o prefeito da cidade vizinha. A foto do Beto na estante tapada fez com que a Maria retirasse a toalha. A água do chimarrão terminou e novamente a Maria vai à cozinha e ao retornar a foto tapada outra vez. “Ela então pergunta: quem é que colocou esta tolha sobre a foto do Beto?” Foi aí que o Batista que estava próximo a estante sorrindo, lascou esta pérola que vai para a história de bastidores da política campo-bonense. “Eu tapei a foto do Beto porque ele é do PT e não precisa ficar vendo e ouvindo as conversas do PSB”, arrancando gargalhadas de todos. Na quinta-feira no velório do Batista pude abraçar sua mãezinha e buscar confortá-la e ouvi dela o seguinte testemunho: “O Batista gostava muito de ti. Em março quando  estavas com o gabinete no centro, no dia internacional da mulher? O Batista esteve lá e tu entregou para ele uma petúnia e pediu para levar para mim. Ele trouxe a plantinha e avisou, “olha foi o vereador do nosso partido quem te mandou”. Plantei no meu jardim e está linda. Obrigado por você estar aqui meu filho”, disse-me a progenitora do Batista. 
 Morreu o Batista do Espirito Santo, sepultado em Santa Maria do Butiá ou dos Caboclos próximo ao túmulo de seu pai. Descansou o guerreiro, mas o sonho não acabou, apenas um até breve, quem sabe 2016 ou 2020, mas nós teremos uma Campo Bom para todos e será o dia em que a esperança vai vencer o medo. Agradeço a Deus pelo privilégio de ter conhecido um ser humano da grandeza de um João Batista do Espírito Santo, porque no dia em que o Batista nasceu todos a sua volta sorriram, só ele chorou, porém o guerreiro viveu de tal modo que no dia da sua morte, todos a sua volta choraram, só ele sorriu. Descansa em paz amigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário