segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

SER FASHION É DEMAIS

Como homem público e de comunicação seguidamente realizo palestras de motivação (de como ampliar vendas, motivar equipes e torná-las vencedoras), bem como na área de saúde palestro sobre a prevenção do Câncer de Mama na visão de uma família que enfrentou a doença. Se tem algo que admiro são as empresas que apostam em publicidade e marketing e com certeza estas empresas estão a frente e o faturamento  corresponde porque como diz o velho adágio popular: quem não é visto não é lembrado.  O investimento na mídia certa através de campanhas publicitárias (jornais, revistas, rádios, internet e televisão) é um caminho, mas, sobretudo, para que uma empresas independente do setor obtenha sucesso é primordial apostar na formação de uma equipe motivada, com atendentes empolgados, interessados em cativar o cliente, sim, porque um cliente bem atendido de forma pro-ativa e contagiante,  propagandeia aos quatro cantos da cidade e vai trazer novos clientes. É a publicidade “do boca a boca”, eficientíssima, porém o contrário acontece as vezes com mais ênfase, caso o cliente não seja  bem atendido. O cliente recebendo atenção, respeito e tendo por parte do vendedor sinceridade, transforma esta relação em fidelização. Recado aos vendedores: o cliente não tem nada a ver se você brigou com o namorado, se sua esposa está  desempregada. Não leve para o trabalho os problemas pessoais. Existem relatos e histórias que conto em minhas palestras em lojas, seminários, Sipat, escolas, clubes de serviços, sindicatos e outros, pois esta semana este escriba, mais precisamente na segunda-feira 23 de janeiro completou 48 anos de praia. Sai cedo de casa e no centro da cidade, por volta das 9 horas o telefone toca e do outro lado um jovem de nome Leandro deseja-me um feliz aniversário, mas o que me chamou atenção foi a forma empolgada e contagiante do rapaz ao desejar-me um feliz aniversário. Havia sinceridade nas palavras do vendedor. Ele aproveitou para informar que as Lojas Pompéia de Campo Bom estava  me parabenizando e convidou-me a durante o dia passar na loja para  verificar as ofertas. Como cliente e palestrante pensei: que legal para a Pompéia eu não sou apenas um número ou  um cartão de plástico, eu sou um ser humano e eles descobriram que nasci em 23 de janeiro, que tenho sonhos e que atrás do bolso da camisa bate um coração. Isto é algo digno de elogios, porque transcende a esfera da relação de negócios – loja/cliente e passa a formar uma relação de amizade e fidelização. Uma simples ligação, um simples parabéns a você me cativou e isto tem nome: visão empresarial e aí a gente volta um pouco a Camaquã onde a poucos meses tive a oportunidade num galpão nativo através do Aclenei Romero de Jesus “o Nei” de conhecer o seu Dema, proprietário das Lojas Pompéia. Neste jantar envolvendo empresários camaqüenses, a comida típica campeira, acompanhada de sagu, ambrosia e outras guloseimas e a boa música nativista do Mago poeta Helmo de Freitas (autor do Lago Verde Azul), alías, o Helmo vive em Camaquã e é um dos maiores poetas, cantores e músicos do Rio Grande do  Sul. Durante o jantar ouvi atentamente o seu Dema, gente finíssima, um fidalgo de fala mansa e sorriso fácil. Um sonhador, um homem de fé, empresário com responsabilidade social e apaixonado pela vida.  Dentre as muitas coisas que ele me disse aquela noite, uma marcou: “Nós na Pompéia apostamos no ser humano e no seu potencial ”.  Retornei a Campo Bom juntamente com o deputado Vicente Selistre e agora  após este episódio, constatei que na Pompéia o discurso do dono empolga a equipe, sendo uma filosofia de trabalho quase que sacerdotal. E chego a seguinte conclusão: é muito bom ser fashion e vou além: a Pompéia não vende roupas e sim oferece satisfação e serviços de excelência aos seus clientes/amigos. E concluo lembrando aos que não investem em publicidade um jornalista questionou o mega-milionário Nelson Rockfeller: “O que o senhor faria se lhe restasse apenas um dólar?”. Rockfeller, não pensou duas vezes e respondeu: “Se me restasse um único dólar eu o aplicaria em publicidade” Pense nisso e tenha um bom dia e obrigado aos amigos da terra e do céu, eu sei ninguém faz nada sozinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário