quinta-feira, 11 de julho de 2013

AMIGOS DO PEITO LANÇA CAMPANHA DO LEITE LONGA VIDA



Lídia Duarte Wingert e o jornalista Jair Wingert da ONG Amigos do Peito estão engajados em mais uma campanha em beneficio da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Campo Bom.

Liga Feminina de Combate ao Câncer de Campo Bom será a grande beneficiada.

A Associação Campo-bonense Amigos do Peito, uma ONG que atua na área de palestras, depoimentos e orientação no sentido de prevenção do câncer com ênfase no câncer de mama. A Amigos do Peito surgiu a partir da mobilização do jornalista Jair Wingert e de sua esposa Lídia Duarte que teve um caso de câncer de mama (doença de Paget), diagnosticada em 2008, tendo que se submeter a uma mastectomia radial (retirada total da mama esquerda), bem como, passou por quatro sessões de quimioterapia e 25 sessões de radioterapia. Hoje a família está engajada na luta contra o Câncer de Mama e criaram com um grupo de amigos, a Associação Amigos do Peito. “O câncer afeta toda a estrutura da família e nós estamos em palestras abordando tudo o que envolveu nossa história que graças a Deus teve final feliz”, destaca Jair Wingert. Já sua esposa afirma que o câncer mexe com parte física, especialmente da mulher, mas também com a psicológica e que o caminho é a prevenção, exames periódicos, mamografia (exigir a mamografia se tem mais de 40 anos, porque é direito de toda mulher). As palestras são realizadas em qualquer cidade do Estado e contam como foi o processo de diagnóstico da doença, as dificuldades, a luta pela vida, a busca de informações (pesquisa), tratamento, confiança nos médicos, apoio espiritual, apoio dos amigos e a força vinda de Deus. Contatos para palestras em escolas, igrejas, associações, clubes de serviço, sindicatos, Prefeituras, Câmaras de Vereadores e outros podem ser feitos pelo e-mail: jwingert@ig.com.br ou jairwingert@gmail.com.

Faça sua parte: doe uma caixinha de leite longa vida integral
Baseado na premissa de não causar sofrimento e se possível diminuir o mesmo é que a Amigos do Peito através do jornalista Jair Wingert está desencadeando uma campanha de arrecadação de leite longa vida (integral) que será repassado a Liga Feminina de Combate ao Cãncer de Campo Bom. “A Liga cumpre um papel importante ajudando muitas pessoas quer com alimento, medicamento, aconselhamento, apoio psicológico e exames. Conheço o trabalho das voluntárias e eu mesma fui beneficiada e agora queremos ajudar, pois sou uma sobrevivente e sou muito agradecida por esta benção”, destaca Lídia Wingert. O jornalista Jair Wingert enfatiza: “ No quadro dos pacientes da Liga que não se alimentam pela boca estão cadastrados na Liga são em torno de 35 pacientes. A gente está pedindo que a comunidade se mobilize e ajude nesta campanha. È muito importante que a comunidade participe e faça sua doação”, destaca Jair Wingert.

Para doar é tri fácil
Para fazer sua doação você poderá fazê-lo no comércio de Campo Bom – Supermercado Central na Rua dos Andradas – Sindicato dos Sapateiros de Campo Bom – Supermercado Sander na Avenida dos Municipios, no Supermercado Haag na Rua Pastor Frederico. Faça sua doação e ajude nesta causa que é de todos nós. Você já fez tudo por seu semelhante? Pense nisto, pois um dia vamos encontrar... Se você tiver sua doação para fazer, entre em contato conosco que nós vamos até você e buscamos sua doação ou se preferir vá até um dos pontos e deixe sua doação de leite. Contatos podem ser feitos pelo e-mail: jwingert@ig.com.br ou pelo telefone: (51)9856.9252.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

A BOMBACHA TROCADA EM SANTO ANTÔNIO

Pois num período em que  o velho Arcedino era mais novo, ele andava por todo Rio Grande  vendendo, era uma espécie de mascate e na maioria das vezes viajava solito, à cavalo. E numa destas andanças lá pras bandas de Santo Antônio da Patrulha (lembra da piada da trulha?), pois, quando caiu a noite o velho Dino se achegou a uma pousada que ficava ali na cidade alta. Foi entrando e pedindo pouso! O dono do estabelecimento foi logo avisando: “Mais óia, vivente! Não tem mais quarto vago! Tá tudo ocupado!“. “Mas não tem nem uma cama pra mim encostá o lombo? Tô viajando o dia todo!”, perguntou tio Dino com a cara de  cão triste; estilo Pirlo aquele jogador da Itália. O dono condoído respondeu: “Tem um quarto com duas camas, mas já tem um peão dormindo lá, serve?” Tio Dino observa: “Não tô pra escolhê, serve!” Mas o dono da pensão que era cria lá do Monjolo avisou: “O índio é meio chegado numa canha! Deve tá borracho e não vai protestá!” Ao Chegar no quarto tava lá o vivente, apagado, com um litro vazio no chão e outro na mão! O tio Dino sem fazer barulho tirou as botas e se deitou! Lá pelas tantas, de madrugada, acordou com uma baita caganeira! Como todo morungavense levantou-se e saiu correndo para o banheiro que ficava no final do corredor da pensão, mas não deu tempo... deu-se a tragédia! E o pior é que ele tinha que seguir viagem de manhãzita! E agora? Olhando para o borracho na cama, viu que a bombacha dele era igualzita a sua e o tamanho também! Tio Dino que é mais ladino que lagarto tenteando caixa de abelha  teve uma ideia: tirou sua bombacha carimbada, lavou-se como pôde, tirou a bombacha do borracho e lhe enfiou a sua! Antes de sair o sol, encilhou o seu pingo e se mandou mundo a fora vendendo os produtos “Made in Morungava”! Tempos depois, andava o velho Dino pelas mesmas bandas de Santo Antônio, quando lembrou-se do vivente e do causo da bombacha trocada! Mordido pela curiosidade, chegou na pousada e perguntou pelo índio com quem dividira o quarto naquela fatídica noite! O dono do estabelecimento com cara assustada respondeu: “Pois ficô lôco, tchê! Tá internado no hospício lá em Porto Alegre”, Tio Dino sempre  preocupado com os outros pergunta: “Ué, mas por quê??!” E a resposta surgiu imediata por parte do dono da pensão: “De tanto pensá em como é que ele conseguiu cagá as bombacha sem cagá as cueca!”
    Macho ou fêmea?
Quando surgiu a tal de energia elétrica em Morungava, Ditão índio velho mais grosso que dedão destroncado, adentrou na venda do Anselmo para comprar os apetrechos para a instalação. No papelzinho que o eletricista anotou pedia uma tomada. O atendente perguntou pro Ditaõ: “O senhor quer uma tomada macho ou fêmea?” Ditão não pensou duas vezes: “Tanto faz, que é pra ligar os aparelhos e não pra tirar cria!”, Mas oigalê tchê porquera! Tem que ter concurso -  100% Morungava.