Tenho
buscado a qualificação através de cursos, seminários e simpósios com
relação à área de motivação e gestão empresarial. Minha dedicação é
tanta e os convites para palestras nesta área como na parte humorística
com o Gaudério de Morungava é tanta que por momentos vivo um dilema –
Ser ou não ser? Às vezes penso em apenas dedicar-me a esta área de
palestras e olha que os convites estão vindo inclusive de fora do Estado
para realizar eventos. Sou um apaixonado pela motivação, pela formação
de equipe vencedoras, tanto no comércio, como no esporte, ou nas
indústrias a diferença são as equipes. Não tem coisa melhor que você
chegar numa loja e ser bem atendido. Colaboradores felizes, proativos
que expressam no olhar a alegria contagiante e que são motivados, são cartões
postais de sucesso. O contrário também acontece quer ver: recentemente
num domingo a tarde chegamos a um supermercado aqui em Campo Bom para
comprar pão, olha o atendimento não foi ruim em termos de educação só
que os atendente não sabiam nada. Você perguntava onde ficava a água
mineral gelada, ninguém sabia, até que depois de muito tempo, um
terceiro atendente informou que não havia mineral gelada, ou seja, este
grupo de pessoas carece de treinamento. Admiro empresas e grupos que
apostam em treinamento, motivação e a busca de soluções para ampliar
vendas, resolver problemas e melhorar a gestão. As pessoas são a razão
de existir de qualquer empresa, porém é preciso que esta visão venha
de cima para baixo. Se o diretor, o gerente, a equipe de ponta não
abraçar, pode até se iniciar, porém nada acontece. A pior coisa que
existe numa corporação são as pessoas furadoras de balões. O furador de
balão é aquele camarada que diz: “Isso aí a gente já tentou... Não dá
certo” ou “Este negócio não vai funcionar, isso só funciona em empresas
grandes” “Este negócio de alegria no atendimento do cliente funciona só
em livros” E assim por diante, Você conhece algum furador de balão aí na
sua empresa ou comércio? Existem exemplos de
empresas que são o que são porque tem visão de mercado e investem na
excelência dos serviços e na satisfação total dos clientes, bem como, em publicidade. Na Páscoa comprei duas
caixas de chocolates (Nestlé) em um mercado aqui da cidade, sim porque,
sempre que possível (99,9%), compro em Campo Bom por apostar em nosso
comércio e também sei que comprar aqui vai resultar em mais impostos que vão beneficiar minha comunidade. Domingo
abrimos os bombons de uma das caixas e para minha surpresa os mesmos
estavam esbranquiçados e alguns amassados. Segunda-feira fiz um teste
liguei ao Serviço Nestlé ao Consumidor, o número consta na caixa de
chocolates. O serviço é 0800 não custa nada e bem ao contrário de
algumas empresas de distribuição de energia elétrica, telefonia, bancos,
operadoras de cartão de crédito onde eles colocam uma música chata e tu
fica... fica... fica... Cansa e desliga. O Serviço Nestlé ao Consumidor
foi rápido e fui atendido de forma humanizada, educada e resolutiva por
parte de uma atendente de nome Antonia que me prestou todas as
informações e ainda explicou-me que o problema poderia ter ocorrido no
transporte e armazenamento dos chocolates, uma vez que o controle de
qualidade da empresa que existe desde 1866 é extremamente rígido. Na
verdade expliquei que a ligação era com intuito de informar e que não
estava satisfeito, mas no fundo queria sentir como a Nestlé lidaria com
minha reclamação. E não é que após as desculpas, a Antonia solicitou
meus dados, nome, endereço, e-mail, telefone e me disse: “A Nestlé vai
encaminhar via Sedex até sua residência uma caixa de chocolates sem
custo algum para o senhor e pedimos desculpas pelo ocorrido”. Agradeci e
fiquei no aguardo e não é que três dias depois, o Correio me entregou
no portão de casa via Sedex uma caixa de chocolate da Nestlé e uma
correspondência informando que a minha opinião e a minha reclamação era
muito importante para eles e reiteravam os pedidos de desculpas. E
aí fiquei a pensar: é por esta e outras que a Nestlé é a Nestlé. Eles
souberam cativar o cliente, resolver meu problema e ainda me
transformaram em um defensor e divulgador da Nestlé. Para mim, por
exemplo, chocolate é Nestlé. Por quê? Pelo
simples fato deles saberem encantar o cliente e possibilitar a mim a
satisfação total. Parabéns Nestlé e que o exemplo sirva de reflexão para
todos nós. Vender produtos, roupa, alimentos, carros, artigos
esportivos, muitos vendem, o detalhe que faz a diferença é encantar o
cliente.
Palestras Motivacionais
Sua
empresa, escola, clube, loja, revenda deseja ampliar as vendas? Nós
temos a solução. Palestras, seminários, simpósios, bem como, pesquisa de
avaliação, pesquisa e a formação de equipes vencedoras. Ou se desejar
rir a vontade poderá contratar o Gaudério de Morungava. Maiores
informações podem ser obtidas pelo e-mail: jwingert@ig.com.br ou jairwingert@gmail.com – Entre em contato conosco.
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