terça-feira, 18 de dezembro de 2012

TIO DINO: O PENSADOR DE MORUNGAVA

Tio Dino é uma figura impar, na verdade é um sábio e por falar em sábio, nosso Blog também é cultura ( as vezes inútil), mas é. Responda rapidamente qual foi a ceÉlebre frase de Sócrates? Você sabe? .... Se acertar terá como brinde: uma passagem para conhecer Morungava. A resposta está no final da crônica (mas não vale olhar antes).
Nas minhas introspecções adorava ficar ouvindo tio Dino nos finais de tarde após descarregar a carreta cheia de pasto e colocar os animais nas estrebarias, ele sentava como num ritual dos velhos tauras do pampa, sorvia o mate e por vezes seu olhar se perdia no infinito a fitar o sol vermelho que contrastava no horizonte, pendurado como num quadro de Picasso e lá no fundão perto da lagoa, os sábias como numa sinfonia wagneriana saudavam o término de mais um dia. Meu tio sorvia o mate e eu sorvia suas palavras sábias, aliás, coisas profundas como por exemplo: “O problema de morar sozinho é que sempre é a tua vez de lavar louça”, “No Líbano os livros são lidos de traz para frente, talvez por isso é que Agatha Christie não vende nada”, “Quem disse que ganhar ou perder não importa, provavelmente perdeu”, “Se andar fosse bom para saúde o carteiro seria imortal”, “ Duvido quem nunca lambeu a tampinha do danone”, esta aqui é algo de parar e pensar na magnitude da linha filosófica e pragmática do pensamento cartesiano: “Nunca desista dos seus sonhos, senão encontrar numa padaria procure em outra”, “Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais e eles cavam... Não é bonito nem poético, mas é profundo”, “Não é hilário, o padre hilário perder o escapulário?”, “Se a antártica é lá embaixo, lá em cima ao invés de pólo norte porque não chamamos de Polar, afinal é daqui e é nossa”.  Grande parte de meus conhecimentos e formação filosóficas mais sérias e contundentes, aprendi sentado aos pés do tio Dino junto ao galpão de santa-fé no Morungava, meu velho pago querido. Arcedino velho também era um poeta e um dia cheio de inspiração se aproximou da tia Miúda com olhar aquilineo (esta ai é boa né? Hoje eu estou me puxando) e enquanto nossa  querida tia  preparava broas de polvilho, tio Dino pensou alto, alías, ele era um erudito que mesmo sem ter cursado uma faculdade na vida foi doutor. Tio Dino quando se calava falava mais que um pensador, mas desta feita ele abriu o peito e disse: “Desde que tu aqui chegaste trouxeste luz e encanto na minha vida. As noites de inverno da minha existência terminaram desde a tua chegada. A primavera tem mais  magias que tua luminosidade radiante. A vida nunca mais foi a mesma desde nosso encontro. Decididamente iluminaste meu mundo”, quando  a tia Miúda ouviu a frase romântica que lembrava um poeta, estilo Borges ou quem sabe um Vinicius de Moraes virou para abraçar seu amado, já mais derretida que as broas que ela preparava foi aí que tio Dino concluiu a frase antologicamente poética: “Eu te amo AES Sul” Parece que o velho Dino dormiu três noites no sofá.

Freud Explica...
Enquanto isso no consultório do Dr. Alizandro psiquiatra renomado do Morungava  adentra um “paciente” se arrastando com algo na boca. E o Dr. Alizandro Cresse, olhando por cima dos óculos, coçando o cavanhaque estilo Sigmund Freud e diz com com sua sapiência :  Ah, olha quem veio aqui? É um gatinho? O homem rasteja para outro canto. O médico o segue: - Um cachorro? Ele rasteja até embaixo da mesa do médico e coloca a mão sob o computador e vira-se para um buraquinho no chão puxando um fio. O médico então senta-se na sua poltrona e diz: - Ok, acho que realmente é um gato. Quer conversar  sobre isso? O “paciente” tira da boca um rolo de fita isolante e diz:- Ei doutor, ou o senhor me deixa em paz ou não vou mais instalar a internet aqui ...”  Tem que ter concurso – 100% Morungava
Resposta da Pergunta: A celebre frase de Sócrates sabe qual foi? Vai lá  “Passa a bola Casagrande”...