quarta-feira, 31 de outubro de 2012

PROSSEGUE A CAMPANHA DA SOLIDARIEDADE

Falta pouco para transformar o sonho de uma família em realidade. Comunidade abraçou a causa e fez várias doações, mas  ainda precisamos mais...

A casa onde vive Gisele e Daniel encontra-se em situação precária, mas a solidariedade e a mobilização vão fazer a diferença.
Realmente somos anjos de uma asa só e precisamos nos encostar uns nos outros para voar. A solidariedade sempre faz a diferença e não esta sendo diferente na campanha para construção de duas peças de alvenaria para a  família Brodmann. Moradores da Rua da Rua Alfredo Spitzler, 164 (fundos) no bairro Paulista próximo a torre da CRT, os Brodmann  vivem uma luta difícil com constantes internações de Gisele (43) que sofre com a doença de crohn e já passou por várias cirurgias. Atualmente a campo-bonense  estava internada no Hospital de Clinicas em Porto Alegre no sétimo andar leito 775 – A, na ala sul recebeu alta na terça-feira ( 30.10) e segue sua caminhada  realizando curativos diários e a troca da bolsa onde são eliminadas as fezes. Os Brodmann são uma das muitas famílias brasileiras que sobrevive com muito esforço e trabalho, porém em função da doença de Gisele e as seguidas internações, Daniel o esposo não está conseguindo trabalhar e dedica-se a cuidar da esposa enferma e isso dificulta e muito a situação, mas eles não perdem a esperança e sobretudo e fé.  Através de Elton e Luciana cabeleireiros na Rua Paulista e a parceria da ONG Amigos do Peito que é coordenada pelo casal, Lidia e Jair Wingert foi desencadeada uma campanha que vem dando resultados, graças a mobilização.
A residência precisa passar por uma reforma, na verdade será a construção de dois cômodos, um quarto e cozinha (25 metros quadrados), um espaço pequeno mas que vai dar conforto e tranqüilidade para que Gisele ao sair do Hospital (a alta deve acontecer esta semana) tenha um cantinho para se recuperar. A casa onde eles hoje vivem além de todos os problemas estruturais possui uma escada de madeira em péssimas condições, o que torna ainda mais dificultoso o acesso de Gisele. A mão de obra já está garantida e será realizada através de um grande mutirão envolvendo voluntários. O que falta são os materiais de construção.

Muitas doações, mas luta continua

Mostrando o poder de mobilização da mídia, assim que saiu no Blog e no jornal O Fato do Vale que é um canhão de comunicação e de jornalismo comunitário na região (Campo Bom, Sapiranga, Araricá e Nova Hartz), as doações começaram a chegar.  A solidariedade falou mais alto e até domingo já havíamos conseguido grande parte dos materiais. Foram doados: 1.700 tijolos, janelas, portas, um metro de areia, 12 sacos de cimento. Houve a participação de várias pessoas que foram solidárias. Uma campo-bonense que preferiu o anonimato efetuou uma doação no valor de R$ 1.000,00 (Mil reais). Este valor será canalizado para comprar o que porventura vier faltar (Acreditamos que não vai faltar nada).

O que ainda falta?

Mas a luta continua e a mobilização não pode parar ainda necessitamos arrecadar: 20 metros de piso * meio metro de brita *20 metros de forro de pinus * 8 telhas de Brasilit e 100 pedras de alicerce. A gente pede mais uma vez que você pare e pense: já fez tudo o que podia por seu semelhante?
Para participar desta mobilização você poderá ligar para 51.9851.3080 e  falar com Elton ou Luciana ou através do e-mail: jwingert@ig.com.br  da ONG Amigos do Peito. Vamos tornar a vida desta família algo melhor e somente com a solidariedade a gente vai chegar lá.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

FAMÍLIA CAMPO-BONENSE PRECISA DE AJUDA

ONG Amigos do Peito está mobilizada para auxiliar a família de Gisele na construção de duas peças.
Gisele está internada no Hospital das Clinicas em Porto Alegre onde se recupera de mais uma cirurgia.
Um outdoor de uma empresa da área medica dizia: “Saúde é tudo e tudo sem saúde é nada”.  O drama de Gisele Aparecida de Freitas Brodmann (43) moradora da Rua Alfredo Spitzler, 164 (fundos) no bairro Paulista  nos convida a refletir sobra a vida e seus valores.  Ela vivia uma vida normal cuidando da família e dos seus afazeres até que a exatamente dois anos e meio diagnosticou-se  um sério problema de saúde a chamado doença crohn. A luta é árdua e as várias internações acompanham a vida de Gisele que é mãe de três filhas e esposa de Daniel. Várias cirurgias intestinais e agora a última delas vem mantendo a campo-bonense internada no Hospital de Clinicas em Porto Alegre, no sétimo andar leito 775 – A.  É um quadro complicado, mas a fé de Gisele e de seu esposo Daniel que não arreda pé do Hospital para cuidar da esposa são ingredientes desta luta e sobretudo da esperança em dias melhores. A família Brodmann é uma das muitas famílias brasileiras que sobrevive com muito esforço e trabalho, porém em função da doença de Gisele e as seguidas internações, Daniel não está conseguindo trabalhar e dedica-se a cuidar da esposa enferma e isso dificulta e muito a situação. 

Agora é mobilização da comunidade

Mas hoje a grande necessidade da família campo-bonense que reside próximo a torre da CRT na Paulista é a construção, ou melhor, a reforma da humilde residência onde hoje moram. È uma casa antiga de madeira que está carcomida pelos cupins e pela ação do tempo. A residência precisa passar por uma reforma, na verdade será a construção de dois cômodos, um quarto e cozinha (25 metros quadrados), um espaço pequeno mas que vai dar conforto e tranqüilidade para que Gisele ao sair do Hospital tenha um cantinho para se recuperar. A casa onde eles hoje vivem além de todos os problemas estruturais possui uma escada de madeira em péssimas condições, o que torna ainda mais dificultoso o acesso de Gisele. Na Bíblia há uma frase que fala que existem amigos mais chegados que irmãos, pois o casal Elton e Luciana cabeleireiros na Rua Paulista abraçaram a causa e estão mobilizando a comunidade no sentido de construir estas duas peças para o casal. Agora a ONG Amigos do Peito também entrou na parceria e através do casal, Jair e Lidia Wingert estão engajados nesta batalha.  O que falta são os materiais de construção, porque a mão obra já foi conseguida através de um mutirão. Precisamos enquanto comunidade nos mobilizar e abraçar esta causa.  Você já fez tudo o que podia por seu semelhante? Pense nisso. Não esqueça: somos anjos de uma asa só, precisamos nos encostar uns nos outros para voar!

Materiais para construção

 1.200 tijolos de seis furos * 140 meios tijolos * 12 sacos de cimento * 20 metros de piso * um metro e meio de areia média * meio metro de brita *20 metros de forro de pinus * 8 telhas de Brasilit * Duas janelas * Uma porta de madeira * Dois litros de alvenarite.

Você pode ajudar

Para participar desta mobilização você poderá ligar para 51.9851.3080 e  falar com Elton ou Luciana ou através do e-mail: jwingert@ig.com.br  da ONG Amigos do Peito. Vamos tornar a vida desta família algo melhor e somente com a solidariedade a gente vai chegar lá.

Entenda a doença de Crohn

A doença de Crohn é uma doença crónica inflamatória intestinal, que atinge geralmente o íleo e o cólon (mas pode afetar qualquer parte do tracto gastrointestinal). Muitos danos são causados por células imunológicas que atacam uma ou mais partes dos tecidos do tubo digestivo, mas não há certeza de etiologia autoimune. Os sintomas e tratamentos dependem do doente, mas é comum haver dor abdominal, diarréia, perda de peso e febre. Atualmente não há cura para esta doença, no entanto os tratamentos permitem alívio dos sintomas e melhoria de qualidade de vida.
Durante milhões de anos, nosso sistema imunológico de defesa foi preparado pela evolução para atacar todos os agentes estranhos que possam penetrar em nosso organismo e para proteger o que é próprio de cada um de nós. Certas alterações nesse sistema provocam mudanças nessa regulação de tal forma que as células imunológicas se confundem e passam a agredir os tecidos que deveriam proteger. É mais ou menos isso que acontece com a doença de Crohn, descrita pelo médico Burril B Crohn, em 1932. Células imunologicamente ativas acabam agredindo o aparelho digestivo, da boca até o ânus, em especial a parte inferior do intestino delgado (íleo) e o intestino grosso (cólon) provocando lesões importantes das quais as mais frequentes são aumento da velocidade do trânsito intestinal, diarreia, esfoliação, dificuldade para absorver os nutrientes e enfraquecimento.
A foto comprova as dificuldades e a precariedade da residência da família Brodmann

Gisele que reside no bairro Paulista  passou por outra cirurgia intestinal. A luta é grande, mas a solidariedade pode fazer a diferença.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

JAIR WINGERT: A VITÓRIA DA PERSISTÊNCIA E DA FÉ

Jair Wingert já esteve como suplente na Câmara de Vereadores onde  ingressou com vários projetos com ênfase a saúde da mulher e o combate ao câncer.

O novo vereador do PSB está cheio de planos e quer fazer um mandato comprometido com a comunidade com ênfase a saúde da mulher.

Um velho ditado mineiro afirma que água mole em pedra dura tanto bate até que fura. E bem ao estilo mineiro; quietinho, visitando casa por casa, sem barulho para não alertar os gansos, este gaúcho de Morungava que se diz fã de Juscelino Kubitschek e de Leonel Brizola, conseguiu eleger-se vereador pelo PSB de Campo Bom com 889 votos. Jair Wingert (48 anos) jornalista é casado com Lidia Duarte Wingert tem duas filhas, Larissa (13) e Vitória Duarte Wingert; estudante de história da Feevale e funcionária pública.  Adventista do Sétimo Dia, Wingert já havia concorrido em 2008 obtendo 536 votos, ficando com a primeira suplência do PSB. Na ocasião o jornalista enfrentou uma luta pessoal terrível com a esposa que teve um câncer de mama, isso faltando apenas 37 dias para o término da eleição, que fez com praticamente parasse a campanha.  Ao assumir como suplente em 2009 (duas sessões) e 2012 (duas sessões), o jornalista mostrou serviço e foi autor da indicação que culminou com a vinda do Mamógrafo para o Hospital; equipamento  comprado com verbas do governo Federal e com a contra-partida da Prefeitura que reformou a sala no Hospital Lauro. A máquina vem salvando vidas, pois realiza uma média de 200 exames mensais. “O câncer de mama deve ser diagnosticado cedo e com isto aumenta as chances de cura”, destaca Wingert que também é autor do anteprojeto que isenta de pagamento de passagem de ônibus dentro de Campo Bom (StadtBus) para pessoas portadoras de câncer e que estejam fazendo quimio ou radioterapia. O anteprojeto necessita que o prefeito transforme em Projeto de Lei.

“Foi a vitória de Davi contra Golias”

Após o pleito o jornalista que já atuou em vários veículos de comunicação da cidade e região se recolheu para o lar e junto com a família aguardou a decisão. “Estava tranqüilo fiz a minha parte ao longo da campanha que, diga-se de passagem, foi franciscana, sem carro de som, sem jingle, sem barulhão, apenas na pernada, de casa em casa, levando nossa proposta, sem atacar ninguém, porque a eleição passa e a vida continua e a amizade o respeito devem ser preponderantes. Minha campanha é parecida com a do Victor do PC do B, que é baita vereador e parabenizo pela reeleição, bem como ao Valter que logrou êxito neste pleito”, observa Wingert que ainda destaca “Em casa no final da tarde depois daquele mormaço, orei e disse: olha Senhor está nas tuas mãos o que o senhor definir para mim  será o melhor e aceitarei com resignação”, afirma Wingert emocionado. “Nas pesquisas eu não aparecia, aliás, nas enquetes e pesquisas da terra meu nome não aparecia, mas na pesquisa do céu o meu nome constava e isso é o que importa. A nossa vitória foi um ato de fé e persistência e a Deus toda honra. Foi a vitória de Davi contra Golias”, observa o futuro vereador de Campo Bom. Que manteve a cadeira socialista na Câmara que ainda lembra o apoio da família “Minha esposa foi decisiva, ela me deu tranqüilidade, sempre esteve comigo nos momentos de dificuldades não deixou eu desanimar nunca. É uma guerreira e a vitória é dela também, bem como dos meus dois tesouros, a Vitória e a Larissa. A família é tudo para mim”, argumenta Wingert novamente emocionado.

Schuetz, Casquinha e Jairo de Andrade

O vereador que é expert em marketing político começou sua militância  política em 1982 no período da ditadura militar e participou do movimento estudantil agradece ao PSB, partido que o abrigou. “Só tenho a agradecer aqueles que nos ajudaram de uma forma ou de outra, aos que torceram e até aqueles que não votaram na gente, porque se dessa vez não votaram poderão fazê-lo daqui a quatro anos”, brinca Wingert sempre bem humorado e sorridente. O jornalista salienta “Agradeço ao meu partido o PSB pelo apoio, bem como, agradeço ao deputado Vicente, e abro um parêntese, quando em 2008 perdi a eleição e fiquei desempregado, recebemos o convite do Vicente para trabalhar na assessoria de imprensa do Sindicato, entidade a qual sou muito grato. Também agradeço aos amigos e amigas, não vou citar nomes para não correr o risco de esquecer alguém. Mas as pessoas que me ajudaram sabem. Esta vitória é de vocês também, aliás, sem vocês não chegaríamos lá. Muito obrigado de coração”, observa Wingert.
Enquanto já faz planos para o mandato o jornalista avisa “Não faço política do quanto pior melhor, na Câmara farei oposição responsável, coerente sem ataques pessoais. O prefeito Faisal Karam o qual parabenizo pela vitória e o meu colega jornalista Marcos Riegel; vice-prefeito pode ter certeza que todo projeto que beneficiar a população este vereador vai votar a favor e os projetos que entender que não vão beneficiar votarei contra”, destaca Wingert que recorda duas pessoas importantes na sua caminhada. “Na política aprendi muito com os mais experientes como foi o caso do professor Jairo de Andrade. Aprendi muito também como o Deoclécio Schuetz (ex-prefeito e atual vereador) e com o Delmar Teixeira de Moraes “Casquinha”, ambos acreditaram no meu potencial e no meu trabalho e tive a honra de trabalhar como eles, na Prefeitura (1995/96) e na Câmara (2002 a 2004).” enfatiza Wingert.

Vereador no bairro e Conselho do Mandato

Na Câmara de Vereadores, o socialista afirma que terá um gabinete aberto a população e renova seus compromissos de campanha. “O que escrevemos no jornal de campanha vamos cumprir. Primeiro vou batalhar pela implantação de uma escola técnica em Campo Bom via governo do Estado. Quero batalhar também pela construção de um Hospital Regional com atendimento de ponta (alta complexidade), além é obvio da luta pela saúde da mulher campo-bonense, da criação de um Centro Terapêutico Público Municipal de Tratamento de Dependentes Químicos (verbas existem no governo Federal). O meio ambiente e o defesa dos animais (construção de um canil). Quero articular a criação de uma Secretaria Municipal que atenda a família campo-bonense. Estas  serão minhas bandeiras de lutas”, opina Wingert que ainda enfatiza. “Quero implantar o Conselho do Mandato, onde de 16 a 20 pessoas da sociedade organizada serão convidadas a se reunir uma vez a cada três meses para definir os rumos do mandato. Durante nosso mandato pretendo levar o gabinete do vereador ao bairro. Num domingo pela manhã vamos até o bairro ouvir e canalizar as reivindicações da comunidade. O vereador não pode ficar dentro de um gabinete e só aparecer de quatro em quatro anos. No último domingo do mês de abril vou iniciar pelo bairro Rio Branco e depois em julho vamos estar na Santa Lúcia. É claro que também vamos ouvir o nosso partido, o PSB, porque ninguém se elege sozinho. Quero fazer um mandato aberto, transparente e participativo.  Estou a disposição da comunidade e quero trabalhar pelo bem comum. Meu compromisso é com a comunidade”
Na noite domingo após uma carreata pela cidade, Jair Wingert molhado da chuva e de lágrimas ao lado da família e de alguns apoiadores na frente da residência de seus familiares no Rio Branco.