quinta-feira, 30 de agosto de 2012

HOLOCAUSTO É DEBATIDO NA CÂMARA DE CAMPO BOM

O jornalista Jair Wingert na tribuna fez um discurso emocionado lembrando que o holocausto foi um crime contra a humanidade e que jamais poderá se repetir.
Na quarta-feira (29.08), na Câmara de Vereadores de Campo Bom aconteceu  a última sessão do mês  culminando com uma palestra  - Compromisso moral e lições de solidariedade proferida pelo B’Nai
B’rith do Rio Grande do Sul entidade ligada ao Instituto Marc Chagal. A  vinda desta importante entidade foi uma proposição do suplente de vereador Jair Wingert (PSB) e contou com a presença de alunos das
escolas – Fernando Ferrari, 31 de Janeiro, lideranças comunitárias, empresários e comunidade em geral. Participaram da palestra altamente didática,  Pedro Gus; presidente do B’Nai B’rith para a região sul do
Brasil. A apresentação foi feita por Matilde Groisman Gus. Os palestrantes: Johannes Melis, Curtis Stanton, Max Schanzer e Bernard Kats e a assessora Paulete Golbert.  A sessão  foi coordenada pelo presidente do Legislativo, Sadi dos Santos (PMDB). A palestra foi marcada pela emoção e os relatos históricos, fidedignos de quatro sobreviventes do holocausto durante a segunda guerra mundial, onde mais de 6 milhões de judeus tiveram suas vidas ceifadas pelo nazismo. Os quatro palestrantes que hoje residem em Porto Alegre de forma epidérmica e visceral, relataram suas histórias de resistência, fome, sede e sobretudo de esperança na vida. Todos de forma unânime destacaram a acolhida que o Brasil concedeu, enfatizando a liberdade e a maneira que o país recebe as pessoas oriundas de outras nações. Durante o programa se evidenciou a importância de que o holocausto sirva como referência no sentido de que a história não se repita e que os jovens conheçam esta página  recente de nossa história contemporânea.

“Somos todos integrantes da família humana e futuros holocaustos não podem acontecer”

O proponente da palestra, Jair Wingert (PSB), assumiu a Câmara durante esta sessão e  elogiou a postura do vereador Sérgio Seibert (PSB) que cedeu a vaga neste momento.  O socialista agradeceu o apoio dos demais vereadores, bem como, destacou a atenção dispensada pelo presidente do Legislativo, Sadi dos Santos e os servidores da Câmara. O jornalista em seu pronunciamento salientou a importância de estudarmos o holocausto para que a história não se repita. “ Não devemos fugir do holocausto perpetrado pelo nazismo, pois é parte da história da humanidade. Muitas vezes as crises econômicas sócio-politicas tendem a fomentar o surgimento de novos Hitlers, portando soluções mágicas e radicais”, argumentou Wingert que lembrou ser também filho de Abraão e concluiu destacando uma frase de Nelson Mandela, onde o líder sul-africano diz que somos todos iguais e que terminado o jogo de xadrez, peão e rei vão para a mesma caixa.  “Campo Bom vive um momento histórico e a presença dos B’Nai em nossa cidade é motivo de honra e alegria”, finalizou Jair Wingert.  O vereador Victor de Souza (PC do B), também fez uso da palavra. Ao encerrar a palestra, a Câmara de Vereadores de Campo Bom através de seu presidente Sadi Santos (PMDB) e do vereador proponente Jair Wingert entregaram aos integrantes do ’Nai  B’rith do Rio Grande do Sul um diploma de participação e agradecimento pela presença em Campo Bom.
O vereador Jair Wingert faz a leitura do diploma em homenagem aos integrantes do B’Nai e ainda na foto o presidente da Câmara, Sadi Santos e servidores do Legislativo.


quinta-feira, 23 de agosto de 2012

SOBREVIVENTES EM CAMPO BOM

Jair Wingert é o autor da proposição que  traz a Campo Bom os sobreviventes do holocausto durante a segunda guerra mundial
Escolas 31 de Janeiro e Fernando Ferrari vão participar da palestra na Câmara na quarta-feira (29.08)

Na próxima quarta-feira (29.08), na última sessão do mês no Parlamento campo-bonense estará em Campo Bom, integrantes do B’nai B’rith onde vão realizar uma palestra aula proferida por quatro sobreviventes do campo de concentração de Auschwitz-Birkenau. Estes cidadão vivem hoje em Porto Alegre e proferem palestras contando os horrores do holocausto que ceifou a vida de mais de seis milhões de judeus durante a segunda guerra mundial Esta atividade é uma parceria da B´nai B´rith do Rio Grande do Sul e do Instituto Cultural Judaico Marc Chagall com a Câmara de Vereadores de Campo Bom. O projeto foi de autoria do suplente de vereador Jair Wingert (PSB), quando esteve na Câmara de Vereadores em substituição a Sérgio Nivaldo Seibert (PSB) no dia 18 de junho. A palestra inicia às 18h e 30min e é aberta a comunidade. Foram convidados alunos do noturno das escolas Fernando Ferrari e 31 de Janeiro para participar desta verdadeira oficina de cidadania.

Holocausto nunca mais

Na avaliação do autor do projeto, Jair Wingert, o holocausto não pode ser esquecido, uma vez que a história muitas vezes tem a tendência de se repetir. “O que queremos fazer  é sensibilizar alunos, professores e a comunidade escolar, e às pessoas em geral,  sobre os malefícios de toda ordem, sejam por motivos político-ideológico, religiosos, étnicos, contra minorias e que isto não se repita jamais. Ficamos honrados em receber este grupo de sobrevivente que terão muito a nos ensinar. Quero agradecer aos colegas vereadores que aprovaram esta proposição de forma unânime em especial ao presidente do Legislativo, Sadi Santos e seu assessor Paulo e a  servidora Tânia Kunzler pela dedicação na organização do evento. Campo Bom será  beneficiada com esta palestra”, destaca Jair Wingert.

O que é o B’nai?

B´nai B´rith que é uma associação de direitos humanos e o Instituto Judaico Marc Chagall que se preocupa com a memória - colocam-se contra a intolerância, o preconceito, o racismo, a discriminação seja ela qual for.

Foto: .

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

MORUNGAVA AIR

Lá pelos anos 70, tio Dino que sempre teve um espírito empreendedor, resolveu aplicar os lucros amealhados da venda de uma pequena quantidade de gado 30 mil cabeças e montou uma empresa aérea, Morungava Air, uma frota com apenas dois aviões que realizavam vôos entre duas grandes cidades, Morungava é óbvio À Nova Iorque. Visando valorizar o pessoal de Morungava toda a equipe de bordo foi treinada pelo próprio comandante Arcedino Vieira Nunes; “Comandante Dino”. Num dos aviões tio Dino e Anselmo e as aeromoças, tia Miúda e dona Nóquinha. Visando incrementar os serviços, além do tapete verde para a entrada dos  passageiros no avião, tio Dino  fez uma cozinha dentro da aeronave. Para vôos mais longos tia Miúda servia carreteiro de charque, e lanches como pão com nata e chimia, salame e biju. Pois num dos vôos até São Paulo saindo de Morungava , o piloto gaúcho Arcedino “tio Dino”, liga o microfone e começa a falar com os passageiros: “Bueno indiada, aqui é o Piloto, comandante Dino, guasca troperu parido com muito orgulho em Morungava. Deixei  meu cavalo pra ter a satisfação de acompanhar as senhoras e os senhores nessa bagaça que é o vôo 433 da Morungava Air, com destino a São Paulo e escala em Florianópolis, quintal de minha querência o meu Rio Grande amado. Neste exato momento tamu vuando a 9 mil metro de altura, sacudindo as melena, velocidadezita de 860 Km/hora, e jatemu sobrevoando a cidade de... OHHHHHHHPAAA!!! BARRRRRBARIDADE!!! DEEEEEUZULIVREEE, COMO FOI ACONTECER ISSO !!! PATRÃO VELHO, QUE FURADAAAA TCHÊ..!”; grita o comandante Dino em tom nervoso. E os passageiros escutam aqueles gritos pavorosos, seguido de um barulho infernal... - NÃÃÃÃOOOOOOO....!!!!!! Segundos depois, o comandante Dino pega o microfone e, rindo, meio sem graça, se desculpa: “Bah me desculpem xiruzada, pelo "esparramo" aki na cabine, mas é que me descuidei e me escapou da mão a cuia do meu chimarrão, que caiu bem encima da minha bombacha nova, sacumé, água meio quente.. e tal, me queimou !!!! Vocês precisam ver como é que ficou a parte da frente da minha bombacha tchê!!!”, observa o comandante Dino. Nisso grita um lacaio lá do fundo do avião, provavelmente um paulista . . .
“Gaúcho safado e  você precisa ver como ficou a parte de trás da minha calças!!!” reclamou o passageiro.
A Morungava Air funcionou até o inicio dos anos 80 e depois a empresa foi comprada por uma tal de American Airlines.